Tabuada do 1 – Aprenda a Tabuada Passo a Passo

1X0=0
1X1=1
1X2=2
1X3=3
1X4=4
1X5=5
1X6=6
1X7=7
1X8=8
1X9=9
1X10=10


Tabuada do 1 é um termo genérico utilizado para se referir a operação de multiplicação. De modo geral, é uma tabela que auxilia nas contas do dia dia.

Primeiro é preciso entender o que é multiplicação, já que esta e a tabuada são inseparáveis no processo de aprendizagem.

Na multiplicação, os números que vêm antes do sinal de igual são chamados de fatores e o número resultante é chamado de produto. E o símbolo utilizado é o “x” ou o “.”. Este último é mais utilizado quando está na fase mais avançada da matemática.

Então a multiplicação, de forma mais simples, é a soma sucessiva de um desses fatores. Entendendo isso, fica fácil assimilar como funciona a tabuada.

Como surgiu a tabuada

Muitos pesquisadores apontam que o fundador deste sistema foi Pitágoras. O que tudo indica, o termo “tabuada” tem origem com base nas tábuas de cálculo, usadas antigamente para facilitar as contas nas transações comerciais da época.

Para que serve a tabuada?

A multiplicação é uma das operações básicas da aritmética, seguindo uma sequência de etapas dentro da dinâmica de ensino da matemática, primeiro adição, depois subtração e enfim a multiplicação.

Essa associação do processo da multiplicação com a tabuada é necessária para o desenvolvimento mais habitual para que este tipo de raciocínio ocorra.

Por muito tempo, os alunos foram obrigados a decorar a tabuada, mas com o passar do tempo, constataram que este método não era tão adequado, pois eles não aprendiam a multiplicação e sim decoravam a ordem dos resultados.

A tabuada se tornou um instrumento consultivo, atrelado ao ensino da multiplicação, essencial neste processo de aprendizagem.

Aprendendo a Tabuada do 1

A tabuada do 1 é a mais simples e fácil de aprender, pois ela dará base para as demais tabuadas, e geralmente é a primeira que aprendemos.

Na multiplicação, todo número multiplicado por 1, tem como resultado ele mesmo. Por isso o número 1 é um elemento neutro.

É importante compreender o raciocínio básico da multiplicação. Para isso basta praticar esta tabuada, por meio de jogos e materiais didáticos voltados para esta etapa da matemática.