Tabuada do 2 – Aprenda a Tabuada Passo a Passo

2X0=0
2X1=2
2X2=4
2X3=6
2X4=8
2X5=10
2X6=12
2X7=14
2X8=16
2X9=18
2X10=20


Culturalmente, nos primeiros anos do ensino fundamental, é proposto o ensino da multiplicação sempre do menor para o maior, ou seja, depois de conhecermos a tabuada do 1, aprenderemos a tabuada do 2 e assim sucessivamente.

A tabuada do 2 é essencial neste processo, pois podemos observar várias propriedades matemáticas. E uma importante é saber que nesta tabuada, os produtos sempre resultarão em números pares.

Por que aprender a tabuada?

A tabuada é um método que facilita na hora de realizar cálculos com números extensos. Entender seu conceito e como funciona é fundamental para agilizar esse processo.

A tabuada é muito usada no nosso cotidiano, por isso é ensinada desde cedo para que este sistema saia do processo mecânico (decorar) e passe a ser orgânico (habitual). E dessa forma, a multiplicação se torna parte do raciocínio lógico.

Conhecendo a tabuada do 2

Exemplos de multiplicação do 2

1 – Paulo tem 3 bicicletas, ele quer saber quantas rodas tem no total.

Resposta:

cada bicicleta tem duas rodas, então:
2(rodas)x 3 (bicicletas)
2×3= 2+2+2= 6 ou seja 2×3=6

2 – Ana tem 5 amigas, cada uma delas comeu 2 pirulitos. Quantos pirulitos as amigas comeram no total?

Resposta:

2(pirulitos)x 5(amigas)
2×5=2+2+2+2+2=10 ou seja 2×5=10

3 – Maria comprou 9 pares de meia para seu irmão. Quantas meias Maria comprou no total?

Resposta:

2 (1 par)x 9 (pares)
2×9= 2+2+2+2+2+2+2+2+2= 18 ou seja 2×9=18

4 – João tem duas bolas de boliche, e cada uma tem 3 buracos. Ele quer saber quantos buracos tem no total.

Resposta:
2 (bolas)x 3 (buracos)
2×3= 2+2+2=6 ou seja 2×3=6

Observe que em todos os exemplos, a multiplicação é uma forma de simplificar a adição.

Não tem outra forma de aprender a tabuada a não ser pela prática. Fazer exercícios e trocar informações com os professores e colegas também ajudam muito nesta etapa.